ligamos para vocë
X
Nome
Telefone
Qual o melhor horário?
Atendimento em dias úteis das 9h às 19h
1.087

Leituras Recomendadas (04/06/12)

Nessa semana, diversos textos interessantes em Finanças Pessoais e Investimentos. Reportagem do Valor trata do impacto da redução nos juros (que continuou nessa semana, veja seção deste post sobre o Copom) no planejamento da aposentadoria. Ainda sobre juros, o Drunkeynesian tenta traçar um histórico de longo prazo das taxas brasileiras em dois textos. Artigo do Wall Street Journal trata da importância de um plano de investimentos para o investidor pessoa física. Nessa semana, quatro seções além das habituais com os temas mais quentes da semana: a alta na inadimplência no Brasil, a reunião do Copom e a crise na Europa com destaque para a crise na Espanha e a necessidade de resgate do Bankia. E por fim, veja a solução para os problemas da vida: Faça boa arte!

Finanças Pessoais

Pequeno é o juro, grande é a vida – Reportagem sobre a necessidade de começar o quanto antes a planejar a aposentadoria, agora com juros mais baixos. Uma dica é utilizar o nosso Simulador Financeiro.

O lar, doce lar da classe D – Reportagem sobre o comportamento econômico da classe D, inclusive no que se refere aos investimentos.

A Written Plan Can Help Your Portfolio – Escrever uma política de investimentos, como fazem muitos investidores institucionais, pode ajudar o investidor pessoa física a aplicar melhor seu dinheiro.

Inadimplência em alta

Calote volta a crescer e chega a 5,8% em abril

Crédito para veículos tem novo recorde de inadimplência

14 milhões de famílias já comprometem um terço da renda mensal só com dívidas

Veículo é a principal razão do endividamento da classe C

Inadimplência recorde é resultado da bolha inflada em 2009 e 2010

Investimentos

Could Computers Protect the Market From Computers? - Jason Zweig discute problemas recentes relacionados com a tecnologia no mercado financeiro americano, a última sendo problemas na IPO do Facebook

Um histórico longo de juros no Brasil – Uma elogiável tentativa do blog The Drunkeynesian de traçar um histórico de longo prazo das taxas de juros no Brasil. Primeira e segunda parte.

Forget deflation, high inflation is the real enemy – No cenário mundial, o maior risco é de hiperinflação, não de deflação.

O investidor estrangeiro e a ‘Brazil S.A’. – Artigo publicado no Valor tenta explicar por que a bolsa brasileira está com desempenho tão pior do que outros mercados internacionais.

Copom

BC reduz juros para nível mais baixo da história

Copom assegura dois novos cortes

Analistas preveem novo corte de 0,5 ponto em julho

Corte aciona gatilho e muda poupança

Ciclo de redução dos juros divide o mercado entre projeções de taxa Selic meta em 7,5% ou 7,75%

Economia

China is Looking to Private Investment to Bolster State-Controlled Firms – Para estimular a economia, o governo chinês tenta atrair capital privado para as empresas estatais.

The Reagan Memo e Advice for a New President – Wall Street Journal resgata conselhos dados por renomados economistas ao presidente eleito dos Estados Unidos na época, Ronald Reagan.

Estoque da indústria cresce e mercado já prevê crescimento do PIB abaixo de 3%

Tudo vai ser diferente – “Crescemos com o mundo e como ele – não lideramos nada.”

Especialista em reinvenções, BB já passa do bicentenário – Reportagem sobre o bicentenário Banco do Brasil.

Brasil perde mais duas posições em ranking mundial de competitividade

PIB cresce 0,2% no trimestre e analistas já falam em alta de apenas 2% no ano

A euforia do investidor com o Brasil acabou’, afirma Henrique Meirelles nessa entrevista, citando a crise internacional e o intervencionismo do governo como fatores.

Rules for America’s Road to Recovery – Nesse artigo, o autor defende “políticas baseadas em regras” ao invés de atos discricionários para impulsionar a economia.

Europa

A Grécia deveria sair da Zona do Euro? Opiniões de Gary Becker e Richard Posner, ambos favoráveis a essa ideia. John Cochrane discorda.

Trauma da reunificação explica a resistência alemã a estimular gregos

Grécia ficará sem dinheiro até o próximo mês, afirma ex-premiê

How to build a fiscal union to save the Eurozone – Quatro possíveis caminhos para a União Europeia: Colapso imediato se a Grécia sair da Zona do Euro; União fiscal por meios diretos; União fiscal indireta via European Stability Mechanism (Mecanismo Europeu de Estabilidade); Postergar soluções.

A Fiscal Union Won’t Fix the Euro Crisis – Artigo aponta outras saídas para a Grécia: mobilidade de trabalho, inflação e subsídios.

Euro Crisis Calls for Mix of Moves – As soluções propostas para a crise na Europa passam basicamente ou por utilizar o Banco Central Europeu ou compartilhar mais entre os países os problemas dos países em pior situação.

Para analistas, corrida aos bancos na Grécia não para após eleição

Itália paga mais caro para vender seus títulos

Comissão Europeia propõe união bancária

Situação espanhola torna mais aguda a crise do euro

Irlanda aprova pacto europeu e alivia a UE

Cyprus Nears Request for Bailout – Chipre é o novo país prestes a pedir pacote de socorro para a União Europeia.

Espanha e Bankia

Controlador do Bankia precisa de 19 bi em ajuda do governo

Socorro a banco [Bankia] agrava crise na Espanha

Custo da dívida espanhola dispara após socorro ao Bankia

Três ‘cajas’ de poupança podem se fundir

BCE recusa plano para capitalizar Bankia

Resgate da Espanha pode esgotar recursos europeus

Madrid in ‘game of chicken’ with EU – “Espanha está jogando o jogo da galinha com a UE”, segundo o Financial Times. Esse jogo é a disputa (geralmente entre homens por garotas) em que os dois carros seguem em uma linha reta e perde quem pular do carro primeiro, como no filme Rebel Without a Cause). Em Teoria dos Jogos, essa é uma situação em que a as duas partes perdem caso não cedam e a situação ótima é não ceder esperando que o outro o faça, sob o risco dos dois baterem no muro.

Espanha financiará Bankia com dívida

Spain must avoid an Irish turn

Three Spanish Banks to Merge; Fourth to Sell Assets

Presidente do BC espanhol antecipa saída do cargo

Espanha tem fuga [de capitais] de 100 bi em 3 meses

Divirta-se

Make Good Art – Eis a solução para os problemas da vida: Make good art

Ópera, jogo e agora show no escurinho das salas de cinema

Chelsea ganhou, mas é a Alemanha que ameaça – Interessante reportagem sobre a organização do futebol alemão, muito mais bem administrado do que o campeonato inglês, apesar da derrota do Bayern na final da Liga dos Campeões.

Comentar

COMENTÁRIOS


COMENTAR

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Os campos com * são obrigatórios

*
*